sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Parque das Dunas

Parque das Dunas
Vista Aérea

Parque das Dunas: uma parte da Mata Atlântica em Natal.
O Parque das Dunas é uma área verde protegida por lei, que ocupa cerca de 1.172 hectares dentro da área urbana de Natal; o parque é tão grande que pode ser visto de praticamente toda a zona sul de Natal (o parque margeia toda a Via Costeira, circunda toda a Universidade Federal, pode ser visto na avenida que leva a Ponta Negra, separa os bairros nobres natalenses da praia).

A entrada principal do parque é pelo Bosque dos Namorados, pela rua Alexandrino de Alecar.
Por si só, o Bosque tem diversas atrações, como parques para crianças, macaquinhos (sagüis) pulando nas árvores, lanchonete e um laboratório que exibe insetos (mortos) e plantas do Parque. Diversos natalenses dirigem-se ao Bosque para caminhadas.

Visitando o parque, aprende-se muito sobre a formação geológica das dunas de Natal e a vida selvagem nas florestas brasileiras. O website do Parque das Dunas tem explicações detalhadas sobre a importância do parque e merece uma leitura cuidadosa; veja, por exemplo, a catalogação das 269 espécies que compõem a flora das Dunas, e a relação preliminar dos animais que compõem a fauna do Parque das Dunas (incluindo algumas novas espécies, descobertas por pesquisadores do parque.

O parque oferece caminhadas guiadas através da mata, partindo do Bosque dos Namorados; um monitor acompanha os grupos e interpreta a vida da floresta. As caminhadas têm diferentes percursos e comprimentos, de forma a acomodar pessoas de diferentes condicionamentos físicos.
É cobrada uma pequena taxa (R$2, em 2004) para entrada no parque e participação nas caminhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário