Nossa dica de turismo para quem deseja conhecer a bela e calma cidade de Natal é a Praia do Meio, de mar agitado, muito boa para a prática de esportes radicais como o surf, ficando ela localizada a cerca de 5 minutos do Centro da cidade de Natal e entre as duas praias de Areia Preta e Praia dos Artistas. Há um ponto de apoio turístico na Praia dos Artistas, ao lado do Chaplin; ao lado do ponto de apoio, há uma cabine do Banco do Brasil. Até cerca de uns dez anos atrás (por volta de 1995), esta área era uma das mais movimentada de Natal, o lugar para onde tanto natalenses, como os turistas, se dirigiam em busca de diversão; a avenida Café Filho era congestionada, e as barraquinhas de praia estavam sempre lotadas de pessoas. Quando os turistas estrangeiros começaram a investir em Natal, a preferência foi por Ponta Negra; pousadas, restaurantes e outros negócios turísticos começaram a surgir por todos os lugares nessa praia da Zona Sul. Isso causou uma visível decadência na região da Praia do Meio (um dos sinais mais evidentes foi a falência do Hotel dos Reis Magos, que por muitos anos foi o maior hotel da cidade de Natal). Recentemente (por volta no ano de 2003), o avanço de Ponta Negra e a reclamação dos negociantes da Praia do Meio, levaram os Governos (da cidade de Natal e do Rio Grande do Norte) a tentar revitalizar essa área então praticamente abandonada. Por exemplo, o calçadão foi refeito, as antigas barraquinhas foram demolidas e substituídas por outras mais modernas (kioskis), uma grande área de lazer e esportes foi construída na extremidade norte (um dos pólos de celebração do Ano Novo na nossa cidade); em 2007, com a inauguração da nova Ponte Forte-Redinha, esperava-se que o renascimento da Praia do Meio ganhasse forte impulso na área turística.
Deveras, houve grandes e significativas melhorias na região, mas não tanto como se esperava ao se estabelecer o grandioso projeto arquitetônico. Novos hotéis e restaurantes surgem, mas outros fecham. As barracas ainda são frequentadas principalmente por moradores locais (a prática de se colocar o som do carro em altíssimo volume é corriqueira). Em 2008, a Feirinha de Artesanato da Praia dos Artistas foi reformada. A região possui ainda seus bons atrativos, mas tem muito coisa a ser melhorada. A praia é bastante frequentada de dia por banhistas e surfistas, mas à noite o movimento diminui bastante. As praias são cortadas por recifes; quando a maré baixa, formam-se piscinas naturais, ótimas para crianças. Durante a maré alta, as ondas daqui são maiores que as de Ponta Negra, tornando a Praia dos Artistas um local favorito para os surfistas. Os hotéis ao longo da avenida da praia são mais baratos que os de Ponta Negra. A qualidade e o preço variam bastante, mas é possível encontrar lugares confortáveis nesta região.
O acesso a essa praia se dá através da Via Costeira ou Avenida Hermes da Fonseca. Quando estiver visitando Natal não deixe de dar uma parada na enorme Ladeira do Sol, local onde dá para se apreciar um dos mais belos cartões postais da nossa cidade: a vista das praias dos Artistas, do Meio, do Forte e a Fortaleza dos Reis Magos. Em outras postagens nós iremos falar um pouco dessas outras praias circunvizinhas e um dos cartões postais mais belos na nossa cidade, que é o histórico Forte dos Reis Magos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário